terça-feira, 16 de setembro de 2014

Papa na Albânia com o objetivo do diálogo inter-religioso – briefing de imprensa com o P. Lombardi

Papa na Albânia com o objetivo do diálogo inter-religioso – briefing de imprensa com o P. Lombardi



O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé abordou nesta terça-feira a visita pastoral do Papa à Albânia, que vai decorrer no próximo domingo, dia 21. O Padre Federico Lombardi frisou que a iniciativa do Papa Francisco visa prestar “homenagem a uma Igreja que sofreu o martírio durante o comunismo, com um regime que tinha declarado o ateísmo de Estado até na sua constituição”. Destacou ainda a importância que a viagem poderá ter em termos políticos e para “o encorajamento ao diálogo” entre as várias “confissões” religiosas presentes no país.
LEIA MAIS:

 
Esta será a quarta viagem internacional do Papa desde que foi eleito em março de 2013. Depois de se ter deslocado ao Brasil, para as últimas jornadas mundiais da juventude, à Terra Santa (Jordânia, Israel e Palestina) e mais recentemente à Coreia do Sul, o Papa Francisco visita pela primeira vez uma nação do território europeu.
Apesar de ser “uma visita breve, só de um dia, centrada em Tirana”, a capital albanesa, a passagem do Santo Padre por aquele território será “rica em acontecimentos”, frisou o Padre Lombardi. No estão previstos “seis discursos” do Papa Francisco e uma referência muito especial a duas figuras da Igreja Católica que estão intimamente ligadas à Albânia. A primeira é a Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Missionárias da Caridade, de etnia albanesa, e a segunda é João Paulo II (1920-2005).
O Papa polaco, elevado em abril deste ano à condição de santo, realizou a 25 de abril de 1993 uma “histórica visita” à Albânia, tendo contribuído para a “reconstituição da Igreja Católica no país” através da “consagração de quatro bispos catedral de Shkoder. Um desses bispos, D. Rrok Kola Mirdita, é atualmente o arcebispo de Durres-Tirana. (Ecclesia/RS) 

FONTE: RADIO VATICANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário