sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PAPA FRANCISCO:

Bispos, sacerdotes e diáconos sejam acolhedores, pacientes, sóbrios e mansos – o Papa na audiência geral

Papa Francisco na Praça de S. Pedro - OSS_ROM
12/11/2014 12:59

Quarta-feira, 12 de novembro tempo cinzento em Roma. Na Praça de S. Pedro foram muitos os milhares de peregrinos que acolheram o Papa Francisco para a tradicional Audiência Geral. Na sua catequese o Santo Padre voltou ao tema da Igreja com os seus bispos, sacerdotes e diáconos desta vez abordando aquilo que é pedido aos ministros da Igreja para que vivam em modo autêntico e  fecundo o seu proprio serviço.


“Nas ‘cartas pastorais’ aos discípulos Timoteo e Tito, o apóstolo Paulo aborda a figura dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos, delineando aquilo a que eles são chamados e as prerrogativas que devem ser reconhecidas naqueles que são escolhidos e investidos naqueles ministérios.”

O Santo Padre deixou claras as qualidades humanas definidas pelo Apóstolo Paulo para o serviço pastoral dos bispos, sacerdotes e diáconos:

“...o acolhimento, a sobriedade, a paciência, a mansidão, a fiabilidade, a bondade de coração.”

O Papa Francisco reiterou ainda uma outra atitude que S. Paulo recomenda ao exortar que se deve reavivar continuamente o dom do ministério pastoral significando isto que se deve manter sempre viva a consciência de que não se é bispo, sacerdote ou diácono porque se é mais inteligente, mais capaz e melhor do que os outros, mas sim porque é um dom de Deus.

No final da catequese o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa nomeadamente os presentes vindos do Brasil.

Nas saudações em italiano o Papa Francisco lançou, mais uma vez, uma mensagem de apelo pelos cristãos perseguidos e assassinados em várias partes do mundo.

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!
 (RS)
FONTE: http://pt.radiovaticana.va/news/2014/11/12/bispos_e_sacerdotes_acolhedores,_pacientes,_s%C3%B3brios_e_mansos/1110936

Nenhum comentário:

Postar um comentário