quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

AUDIÊNCIA:

os filhos são um dom de Deus e energia da sociedade

Papa Francisco - ANSA
11/02/2015 11:37
Quarta-feira, 11 de fevereiro, Memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, apesar do frio a Audiência Geral voltou à Praça de S. Pedro e o Papa Francisco em mais uma das suas catequeses sobre a família falou sobre os filhos. 
LEIA MAIS:

 

O Santo Padre afirmou que os filhos são a alegria de uma família e da sociedade e não podem jamais ser vistos como propriedade dos pais, pois os filhos são um dom:
“Os filhos são a alegria da família e da sociedade. Não são um problema de biologia reprodutiva, nem um dos tantos modos de realizar-se e muito menos são uma posse dos pais. Os filhos são um dom.”
Segundo o Papa Francisco, os filhos devem ser amados por aquilo que são e não por serem bonitos, saudáveis, ou por serem o reflexo dos seus pais. Sentindo-se amados pelos pais, os filhos podem descobrir a dimensão mais gratuita do amor: a beleza de serem amados, antes de fazerem algo para o merecer – sublinhou o Santo Padre que destacou que “aos filhos é preciso saber reconhecer o seu valor e aos pais deve-se sempre honrar”.
À luz do quarto Mandamento – continuou o Papa – vemos que uma sociedade onde os filhos não honram os seus pais, é uma sociedade condenada a encher-se de jovens frios e ambiciosos.
“Uma sociedade de filhos que não honram os pais é uma sociedade sem honra.”
A este propósito o Papa Francisco propôs aos fiéis presentes na Praça um momento de silêncio pelos pais e pelos filhos.
O Santo Padre considerou ainda que uma sociedade que não se quer circundar de filhos, considerando-os um peso e uma preocupação, é uma sociedade deprimida. É preciso ter a convicção de que a vida se rejuvenesce e adquire novas energias, justamente ao multiplicar-se – advertiu o Papa.
Por fim – concluiu o Santo Padre – é olhando para Jesus, o Filho, que nós aprenderemos a ser melhores filhos com os nossos pais na terra e com o nosso Pai do Céu.
Nas saudações aos fiéis, como sempre, o Papa Francisco pronunciou um especial cumprimento aos peregrinos de língua portuguesa:
“Caros peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! O mundo de hoje precisa que os cristãos testemunhem a sua confiança em Deus, através de uma generosa e responsável abertura à vida. Faço votos de que vossas comunidades sejam lugares onde as famílias se sintam apoiadas na sua missão de colaborarem no projeto divino para a criação. Que Deus vos abençoe!”
No final da audiência o Papa Francisco lançou um apelo pelas vítimas dos últimos dias ao largo da Ilha de Lampedusa devido à imigração ilegal:
“Sigo com preocupação as notícias que chegam de Lampedusa que nos contam de outros mortos entre os imigrantes por causa do frio ao longo da travessia do Mediterrâneo. Desejo assegurar a minha oração pelas vítimas e encorajar novamente à solidariedade para que a ninguém falte o necessário socorro.”
O Papa Francisco a todos deu a sua bênção! (RS)

FONTE: http://pt.radiovaticana.va/news/2015/02/11/audi%C3%AAncia_filhos_s%C3%A3o_um_dom_de_deus_e_energia_da_sociedade/1122751

Nenhum comentário:

Postar um comentário