sexta-feira, 20 de março de 2015

50 anos do Vaticano II: colocar o Concílio no coração das pessoas

            
Uma sessão do Concílio ecumênico Vaticano II

18/03/2015 19:51

Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, na edição de hoje do nosso quadro “Nova Evangelização e Concílio Vaticano II” o bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, atém-se ao fato – algumas vezes tratado neste espaço – de que nem tudo aquilo que foi proposto pelo Concílio recebeu depois devida ou suficiente atenção na caminhada da Igreja ao longo destes 50 anos que nos separam do Vaticano II, ressaltando, como se sabe, que houve também resistências. Nesse sentido, afirma que é necessário colocar o Concílio no coração das pessoas.

O bispo da diocese mineira cita a dificuldade de se quebrar as estruturas arcaicas da Igreja não apenas da parte dos tradicionalistas, mas também daqueles que querem mudar, mas encontram dificuldade, recordando que as resistências ao Concílio tiveram lugar desde seu nascimento.
Por outro lado, evidencia que a Igreja na América Latina avançou, sobretudo na Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Puebla (1979), depois foi perdendo força, particularmente na Conferência de Santo Domingo (1992).
Dom Emanuel destaca também o protagonismo dos leigos na Igreja, que deve ainda ser incrementado, e a necessidade de se abrir mais para as mulheres. Como ponto forte, dá destaque para a liturgia. Vamos ouvir! Ouça clicando acima. (RL)

FONTE: RADIO VATICANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário