sexta-feira, 13 de março de 2015

Card. Hummes: "Católicos caminham hoje com a cabeça erguida"


                        

Os Cardeais Cláudio Hummes e Jorge Bergoglio juram na Capela Sistina - RV
13/03/2015 13:28

Cidade do Vaticano (RV) - Quem de nós não se sentiu um pouco orgulhoso ao ver que no balcão, ao lado do novo Papa eleito, naquele 13 de março de 2013, estava o cardeal brasileiro Cláudio Hummes? Dois anos depois, o Programa Brasileiro repassa aqueles momentos com o franciscano que, aos 80 anos, é o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia. Dom Cláudio relembra conosco aqueles momentos.

Dois desafios difíceis ainda se mantêm no horizonte do Papa, após dois anos de Pontificado: a reforma da Cúria Romana e a resposta da Igreja aos desafios da família católica num mundo moderno e em plena mutação. O princípio da reforma da Cúria - modernização, fusão dos serviços, transparência - é grandemente aceito, mas é longo e dificultoso.
Já o segundo desafio, a Família, apresenta claras divisões: Francisco, 78 anos, convocou dois sínodos, um realizado em outubro de 2014 e outro para outubro deste ano, para debater temas delicados como o lugar dos divorciados que voltaram a casar ou dos homossexuais na Igreja Católica.
Em entrevista ao jornal argentino ‘La Nacion’, em dezembro passado, Francisco admitiu que “há resistências, e  são evidentes”. “Mas para mim é bom sinal que sejam evidentes, que não falem às escondidas quando não se está de acordo. É saudável falar das coisas, é muito saudável”, disse.
Para ouvir a reportagem completa com o Cardeal Hummes, clique acima.
(CM)
Fonte: RADIO VATICANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário